top of page
Foto do escritorViaje Bem Turismo

Veja como são preparadas as refeições servidas nos aviões

Muitos processos, como o corte de legumes, vegetais e frutas, são feitos manualmente

 

Em média, a empresa Gategourmet prepara 17,5 mil refeições por dia

Já imaginou como as comidas dos aviões são feitas? A convite da Gategourmet, o Portal PANROTAS participou de um tour pela unidade da empresa localizada no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para acompanhar de perto toda a produção.

A companhia é responsável por fornecer e preparar a alimentação de 17 companhias aéreas, incluindo United Airlines, American Airlines, Qatar Airways, Emirates, e Iberia.

Em média, a empresa prepara 17,5 mil refeições por dia, seguindo um processo de preparo de acordo com as exigências das autoridades sanitárias e aeroportuárias. A unidade, embora esteja a 5 km do aeroporto, adota rigorosos controles de segurança, como detectores de metais e cães farejadores.

"O faturamento de 2023 chegou a na casa dos 4,7 bilhões de francos suíços, o equivalente a R$ 30,81 bilhões. A perspectiva é de aumentar esse número em 2024. Além disso, atendemos aproximadamente 590 milhões de passageiros no mundo, e esse é um número que também deve crescer em 2024”

Rodrigo Decerega, CCO da Gategourmet para América Latina

Apesar do grande volume de refeições, muitos processos, como o corte de legumes, vegetais e frutas, são feitos manualmente. Outro destaque é que os produtos não são congelados, e pães, por exemplo, são preparados diariamente.

"O gosto muda quando estamos em voo, pois a altitude altera muitos sabores. O sal tende a ter um sabor menos pronunciado, enquanto os ácidos ficam mais evidentes. Por isso, ajustamos as medidas de sal e pimenta ao preparar a comida que será servida a bordo. No entanto, sempre disponibilizamos sal e pimenta nas bandejas em todas as classes, para que o passageiro possa complementar seu prato conforme sua preferência"

Pedro Romão, sous-chef regional da Gategourmet

Romão ainda comentou sobre a percepção comum dos passageiros: "Muitas vezes, eles dizem que a comida de avião não tem sabor, mas na verdade tem. O problema está na experiência a bordo, pois as condições do avião fazem com que o sabor pareça menos intenso", completa.

 

Processos e preparo

 

Por atender companhias predominantemente muçulmanas, a Gategourmet possui certificação halal

"Temos um sistema que consolida, por exemplo, os cinco voos diários da América. Ele reúne todas as informações de primeira classe, executiva, econômica e tripulação, e fornece à equipe de planejamento a quantidade de matéria-prima necessária por dia. A equipe de planejamento faz a requisição e entrega. Os produtos congelados podem ser armazenados por até 72 horas. Após isso, itens como pescados, aves e carnes são direcionados à central de montagem de receitas"

Ivan Catucci, country manager da Gategourmet

Ele também destacou a evolução dos processos nos últimos anos. "Antes, tudo era feito na cozinha quente, onde o cozinheiro pegava os ingredientes e temperava conforme sua preferência. Agora, com a central de montagem de receitas, o cozinheiro recebe uma caixa com todos os ingredientes já medidos, garantindo que o sabor seja uniforme e siga a receita da companhia aérea", informa.

Por atender companhias predominantemente muçulmanas, a Gategourmet possui certificação halal, o que demanda uma operação dedicada, com separação de alimentos e utensílios específicos, como balanças.

Em relação ao desperdício, Catucci revelou que, devido aos padrões de qualidade exigidos pelas companhias aéreas, alguns alimentos não são aproveitados, mas não são descartados. “Essas aparas são utilizadas no refeitório dos funcionários para o preparo das refeições e também para sucos”, concluiu Catucci.

 

 

Fonte: Panrotas

0 visualização

Comments


bottom of page